ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO E MARKETING DA IGREJA CATÓLICA
Vamos
analisar os acontecimentos atuais da igreja com a "renuncia" do papa
Bento XVI. Podemos aproveitar está analise para fazer um paralelo com seu
próprio escritório.
Podemos observar a provável estratégia da igreja católica para
atrair mais fieis (clientes) e também evitar a evasão deles.
Ao perder esses fieis eles mudam para outra religião
(concorrentes).
Os vários escândalos de pedofilia impactaram muito negativamente
para a imagem dos padres e igreja católica.
Assim para resolver certos problemas que foram se criando com a
evolução da sociedade, evolução que a igreja não está acompanhando com a mesma
rapidez, por estar embasada na bíblia e não poder altera-la tão drasticamente.
Alguns dos conceitos que igreja podem começar a serem repensados.
.Casamento de padre. Que pode ser um dos problemas que
podem influenciar os padres a abusarem de pessoas próximas, de forma escondida
da sociedade para saciar seus hormônios que é natural do ser humano.
.Aceitação do homossexualismo. Com o esclarecimento das
pessoas e a grande aclamação provocada pela mídia que defende a total liberdade
de pensamento e ação. A população em massa, e fieis que também tem filhos
homossexuais ou eles próprios são começam a não aceitar esse pensamento
contrario da igreja. Algumas religiões aceitam abrindo assim mais uma brecha
para a concorrência converte-los.
.Uso de camisinhas, por considerarem que se esta evitando a
reprodução da vida, e que se deve ser feito sexo somente casado. ( O Para ja chegou a se pronunciar sobre ser justificado o uso de camisinha em alguns casos, como por exemplo por prostitutas ou garotos de programa, para reduzir os riscos de contaminação pelo vírus da Aids.)
.Modo de como as celebrações são feitas, muitos dos fieis
são chamados de católicos não praticantes que não vão a igreja por não gostarem
de ficar ouvindo as monótonas apresentações dos padres. Entre outras mudanças.
Mas não se pode fazer essas mudanças com a imagem que o Papa Bento
XVI passa, de tradicionalismo e conservador. Se o papa bento fosse associado a
essas novas mensagens ele estaria se contradizendo, pois ele já se posicinou
como quem manteria o que já era trazido anteriormente.
Ele deve ser substituído para representar visualmente essas
mudanças , (ser o responsável, ser quem vem a mente das pessoas.
Por um papa mais jovial, com carisma, quem sabe, por que não um
negro? Mais inovador que isso, nunca ouve um papa negro. Ele seria a referencia
visual para os fieis (clientes).
Este anuncio do papa de deixar o papado, faz a mídia do mundo todo
voltarem suas atenções à igreja católica. Agora que tem a mídia atenta, e
aguardando por informações está preparado o cenário para iniciar o ataque.
A igreja esta tem que sair da zona de conforto e atacar, como um
escritório que fica parado por achar que esta bom como está, que esta na
liderança, aos poucos a concorrência acaba pegando as brechas deixadas expostas.
E trabalhar para estar sempre evoluindo sua marca, e passar a
mensagem correta.
RESUMO:
. DEIFNIR -
Analise do problema - Zona de
conforto / perda de fieis - Público alvo
. PESQUISAR - Entender necessidades do publico
alvo
. GERAR IDEIAS - Mensagem central - Inovação
. TESTAR - Imagem - Novo papa
. IMPLEMENTAR- Ações-
Pontuação das inovações/ mudanças
. APRENDER - Aprender com os erros para agir no
futuro.
Enfim, está
é uma visão e análise geral pessoal dos fatos, não estou incentivando ou qualquer
outra coisa, meu objetivo é facilitar a compreensão da estratégia de
comunicação visual e marketing através deste paralelo.
Marcel Bozza
Consultor de Imagem Jurídica, Designer gráfico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), criador e ilustrador das tirinhas “Os Legais” da Selem, Bertozzi Consultoria.
Mensagem central do novo papa: SIMPLICIDADE
ResponderExcluirSerá bastante batido aos "fieis" esta mensagem, é a imagem que o novo
papa quer passar em sua marca.
Coerente com o restante de sua mensagem no discurso sobre: dar atenção
aos pobres.