ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO E MARKETING DA IGREJA CATÓLICA



Vamos analisar os acontecimentos atuais da igreja com a "renuncia" do papa Bento XVI.  Podemos aproveitar está analise para fazer um paralelo com seu próprio escritório.

Podemos observar a provável estratégia da igreja católica para atrair mais fieis (clientes) e também evitar a evasão deles.
Ao perder esses fieis eles mudam para outra religião (concorrentes).
Os vários escândalos de pedofilia impactaram muito negativamente para a imagem dos padres e igreja católica.

Assim para resolver certos problemas que foram se criando com a evolução da sociedade, evolução que a igreja não está acompanhando com a mesma rapidez, por estar embasada na bíblia e não poder altera-la tão drasticamente.
Alguns dos conceitos que igreja podem começar a serem repensados.

.Casamento de padre. Que pode ser um dos problemas que podem influenciar os padres a abusarem de pessoas próximas, de forma escondida da sociedade para saciar seus hormônios que é natural do ser humano.

.Aceitação do homossexualismo. Com o esclarecimento das pessoas e a grande aclamação provocada pela mídia que defende a total liberdade de pensamento e ação. A população em massa, e fieis que também tem filhos homossexuais ou eles próprios são começam a não aceitar esse pensamento contrario da igreja. Algumas religiões aceitam abrindo assim mais uma brecha para a concorrência converte-los.

.Uso de camisinhas, por considerarem que se esta evitando a reprodução da vida, e que se deve ser feito sexo somente casado.  ( O Para ja chegou a se pronunciar sobre ser justificado o uso de camisinha em alguns casos, como por exemplo por prostitutas ou garotos de programa, para reduzir os riscos de contaminação pelo vírus da Aids.)

.Modo de como as celebrações são feitas, muitos dos fieis são chamados de católicos não praticantes que não vão a igreja por não gostarem de ficar ouvindo as monótonas apresentações dos padres. Entre outras mudanças.

Mas não se pode fazer essas mudanças com a imagem que o Papa Bento XVI passa, de tradicionalismo e conservador. Se o papa bento fosse associado a essas novas mensagens ele estaria se contradizendo, pois ele já se posicinou como quem manteria o que já era trazido anteriormente.
Ele deve ser substituído para representar visualmente essas mudanças , (ser o responsável, ser quem vem a mente das pessoas.
Por um papa mais jovial, com carisma, quem sabe, por que não um negro? Mais inovador que isso, nunca ouve um papa negro. Ele seria a referencia visual para os fieis (clientes).

Este anuncio do papa de deixar o papado, faz a mídia do mundo todo voltarem suas atenções à igreja católica. Agora que tem a mídia atenta, e aguardando por informações está preparado o cenário para iniciar o ataque.

A igreja esta tem que sair da zona de conforto e atacar, como um escritório que fica parado por achar que esta bom como está, que esta na liderança, aos poucos a concorrência acaba pegando as brechas deixadas expostas.
E trabalhar para estar sempre evoluindo sua marca, e passar a mensagem correta.


  RESUMO:
. DEIFNIR - Analise do problema - Zona de conforto / perda de fieis - Público alvo
. PESQUISAR - Entender necessidades do publico alvo
. GERAR IDEIAS Mensagem central - Inovação
. TESTAR Imagem - Novo papa
. IMPLEMENTARAções- Pontuação das inovações/ mudanças
. APRENDER - Aprender com os erros para agir no futuro.

Enfim,  está é uma visão e análise geral pessoal dos fatos, não estou incentivando ou qualquer outra coisa, meu objetivo é facilitar a compreensão da estratégia de comunicação visual e marketing através deste paralelo.


Marcel Bozza
Consultor de Imagem Jurídica, Designer gráfico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), criador e ilustrador das tirinhas “Os Legais” da Selem, Bertozzi Consultoria.

Comentários

  1. Mensagem central do novo papa: SIMPLICIDADE
    Será bastante batido aos "fieis" esta mensagem, é a imagem que o novo
    papa quer passar em sua marca.

    Coerente com o restante de sua mensagem no discurso sobre: dar atenção
    aos pobres.

    ResponderExcluir

Postar um comentário