Publicação revista COAD - Importância, Design na Advocacia
Resenha
O
Design não é mais um diferencial para os escritórios, mas sim uma necessidade!
Isto abre uma nova etapa para a comunicação entre bancas e clientes.
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Vivemos
em um mundo acelerado, hiperconectado, visual e ágil. Mais do que nunca, as
pessoas se comunicam de forma extensiva, seja através de seus celulares, da
leitura de revistas especializadas, da busca de informações a todo momento. Mas
como ganhar expressão em meio a esta realidade? Como os escritórios de
advocacia podem se comunicar mais e melhor com seu público de interesse?
Um
dos pontos centrais é o fato de que o Design ganhou força. Imagens e signos
fazem parte de uma linguagem visual de alto impacto. O ser humano em sua
essência é um ser Visual. Mas o que muitos desconsideram é que nossos olhos
estão cansados devido ao bombardeio a todo o momento de cartazes, de anúncios,
de mensagens via televisão, internet, publicidade invasiva em elevadores,
aeroportos, taxis.
O
que podemos dizer é que o excesso de má comunicação pode ser uma grande
oportunidade para uma comunicação inteligente e com alta dose de design.
O
que fazer para se diferenciar e chamar a atenção das pessoas? Usar o visual a favor
de uma um trabalho consistente de comunicação, usando as ferramentas certas e o
conteúdo correto.
Como
o mundo é muito mais visual, as pessoas tendem a entendê-lo dessa forma. E
aliando visual a conteúdo, temos uma comunicação eficiente.
Um
simples “cartão de visitas” pode dizer muito sobre seu escritório.
Na maioria das vezes é o primeiro contato visual do seu cliente com sua marca
jurídica.
As
informações devem ser legíveis e devem estar organizadas de forma criativa,
diferenciada e de impacto. Um cartão ruim passará a impressão de desorganização
e pior, de despreparo. Um acabamento mal feito mostra que não ouve o cuidado a
preocupação com os detalhes, ou melhor, não houve preocupação com o cliente.
Todas
essas percepções que um cartão ruim gerou são reais, apesar de serem quase que
inconscientes! Mas o link é imediato, “como posso entregar meu
processo a esse advogado se ele não é cuidadoso e detalhista?”.
Outro
momento crucial é o da apresentação de uma Proposta de Trabalho a um cliente
empresarial ou uma explanação a um cliente pessoa física.
Todas
aquelas regras que costumamos valorizar quando estamos adquirindo um serviço
devem ser seguidas. Ambiente planejado, pessoas treinadas, compreensão sobre o
que se fala, alto nível de conhecimento.
Pensamos
que tudo isso pode cair por terra se o material apresentado não estiver no
mesmo patamar. Extensas e cansativas apresentações de slides. Propostas por
escrito com uma linguagem difícil, com texto mal diagramado, em um formato
incorreto ou em um papel de má qualidade.
O
escritório deve ter uma estrutura que propicie que propostas sejam montadas com
cuidado, com criatividade, usando das ferramentas de comunicação existentes.
Uma
vez ao conversar com um cliente, ele nos relatou o quanto foi trabalhoso
conseguir uma reunião com uma gestora em uma grande empresa de telefonia. Foram
cerca de 3 meses de trabalho, ligações, envio de material por email.
No
dia da reunião uma excelente apresentação de poucos slides foi mostrada, no
centro de cada um desses slides estava a marca da empresa de telefonia. O cliente
foi encantado, a mensagem de que o escritório trabalharia com foco em
resultados para a empresa tinha sido passada. Isso é impacto!
Não
é você quem diz como seu escritório é, mas sim seu cliente!
O
Design aplicado a Advocacia veio para ajudar a direcionar seus clientes a
entenderem sua comunicação e interpretá-la positivamente.
Design
e Identidade Visual não é só uma logo, a identidade visual é construída em todos os
pequenos detalhes, da logo e toda a papelaria, site, apresentações a clientes,
fachada.
Procure
avaliar bem seus fornecedores de comunicação e marketing. Este é um trabalho
essencial a construção de sua imagem frente a futuros clientes.
Assim
como você não pediria a um pintor para fazer o trabalho de um pedreiro em seu
escritório, não peça a um profissional despreparado para cuidar dos seus
materiais gráficos e visuais.
Faça
o possível para contratar uma equipe que conta com um designer, para
desenvolver sua identidade visual e ajuda-lo a se destacar no meio de tantos
escritórios que estão saturando o mercado a cada dia, muitas vezes sem estar
adequado ao código de ética e ao Provimento 94/2000.
Existem
alguns poucos escritórios resistentes ao design, mas isso esta mudando. A zona
de conforto e práticas antigas estão acabando.
Rapidamente
a percepção de que a advocacia requer qualidade na comunicação e a importância
de se trabalhar com profissionais em comunicação visual cresce.
Quem
percebe isso mais rapidamente sai na frente. Novos tempos exigem novas
ferramentas.
Marcel
Bozza
Consultor
de Imagem Jurídica, Designer gráfico formado pela Pontifícia Universidade
Católica do Paraná (PUC), criador e ilustrador das tirinhas "Os
Legais" da Selem, Bertozzi Consultoria.
Gabriela
Fornells
Administradora, Professora e Consultora, especializada
em Marketing e Gestão Estratégica de sociedades de advogados. Pós Graduada em
Administração Estratégica da Produção pela UTFPR.
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