Publicação revista COAD - Importância, Design na Advocacia





Resenha
O Design não é mais um diferencial para os escritórios, mas sim uma necessidade! Isto abre uma nova etapa para a comunicação entre bancas e clientes.
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Vivemos em um mundo acelerado, hiperconectado, visual e ágil. Mais do que nunca, as pessoas se comunicam de forma extensiva, seja através de seus celulares, da leitura de revistas especializadas, da busca de informações a todo momento. Mas como ganhar expressão em meio a esta realidade? Como os escritórios de advocacia podem se comunicar mais e melhor com seu público de interesse?

Um dos pontos centrais é o fato de que o Design ganhou força. Imagens e signos fazem parte de uma linguagem visual de alto impacto. O ser humano em sua essência é um ser Visual. Mas o que muitos desconsideram é que nossos olhos estão cansados devido ao bombardeio a todo o momento de cartazes, de anúncios, de mensagens via televisão, internet, publicidade invasiva em elevadores, aeroportos, taxis.

O que podemos dizer é que o excesso de má comunicação pode ser uma grande oportunidade para uma comunicação inteligente e com alta dose de design.
O que fazer para se diferenciar e chamar a atenção das pessoas? Usar o visual a favor de uma um trabalho consistente de comunicação, usando as ferramentas certas e o conteúdo correto.
Como o mundo é muito mais visual, as pessoas tendem a entendê-lo dessa forma. E aliando visual a conteúdo, temos uma comunicação eficiente.

Um simples “cartão de visitas” pode dizer muito sobre seu escritório. Na maioria das vezes é o primeiro contato visual do seu cliente com sua marca jurídica.
As informações devem ser legíveis e devem estar organizadas de forma criativa, diferenciada e de impacto. Um cartão ruim passará a impressão de desorganização e pior, de despreparo. Um acabamento mal feito mostra que não ouve o cuidado a preocupação com os detalhes, ou melhor, não houve preocupação com o cliente.


Todas essas percepções que um cartão ruim gerou são reais, apesar de serem quase que inconscientes!  Mas o link é imediato, “como posso entregar meu processo a esse advogado se ele não é cuidadoso e detalhista?”.
Outro momento crucial é o da apresentação de uma Proposta de Trabalho a um cliente empresarial ou uma explanação a um cliente pessoa física.
Todas aquelas regras que costumamos valorizar quando estamos adquirindo um serviço devem ser seguidas. Ambiente planejado, pessoas treinadas, compreensão sobre o que se fala, alto nível de conhecimento.
Pensamos que tudo isso pode cair por terra se o material apresentado não estiver no mesmo patamar. Extensas e cansativas apresentações de slides. Propostas por escrito com uma linguagem difícil, com texto mal diagramado, em um formato incorreto ou em um papel de má qualidade.
O escritório deve ter uma estrutura que propicie que propostas sejam montadas com cuidado, com criatividade, usando das ferramentas de comunicação existentes.

Uma vez ao conversar com um cliente, ele nos relatou o quanto foi trabalhoso conseguir uma reunião com uma gestora em uma grande empresa de telefonia. Foram cerca de 3 meses de trabalho, ligações, envio de material por email.
No dia da reunião uma excelente apresentação de poucos slides foi mostrada, no centro de cada um desses slides estava a marca da empresa de telefonia. O cliente foi encantado, a mensagem de que o escritório trabalharia com foco em resultados para a empresa tinha sido passada. Isso é impacto!

Não é você quem diz como seu escritório é, mas sim seu cliente!
O Design aplicado a Advocacia veio para ajudar a direcionar seus clientes a entenderem sua comunicação e interpretá-la positivamente.

Design e Identidade Visual não é só uma logo, a identidade visual é construída em todos os pequenos detalhes, da logo e toda a papelaria, site, apresentações a clientes, fachada.
Procure avaliar bem seus fornecedores de comunicação e marketing. Este é um trabalho essencial a construção de sua imagem frente a futuros clientes.

Assim como você não pediria a um pintor para fazer o trabalho de um pedreiro em seu escritório, não peça a um profissional despreparado para cuidar dos seus materiais gráficos e visuais.
Faça o possível para contratar uma equipe que conta com um designer, para desenvolver sua identidade visual e ajuda-lo a se destacar no meio de tantos escritórios que estão saturando o mercado a cada dia, muitas vezes sem estar adequado ao código de ética e ao Provimento 94/2000.
Existem alguns poucos escritórios resistentes ao design, mas isso esta mudando. A zona de conforto e práticas antigas estão acabando.
Rapidamente a percepção de que a advocacia requer qualidade na comunicação e a importância de se trabalhar com profissionais em comunicação visual cresce. 
Quem percebe isso mais rapidamente sai na frente. Novos tempos exigem novas ferramentas.


Marcel Bozza
Consultor de Imagem Jurídica, Designer gráfico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), criador e ilustrador das tirinhas "Os Legais" da Selem, Bertozzi Consultoria.

Gabriela Fornells
Administradora, Professora e Consultora, especializada em Marketing e Gestão Estratégica de sociedades de advogados. Pós Graduada em Administração Estratégica da Produção pela UTFPR.


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