CONQUISTAR MAIS CLIENTES DE FORMA EFICAZ NA #ADVOCACIA



Ao implementar estratégias de marketing jurídico na rotina do escritório, é possível conquistar um diferencial competitivo frente à concorrência sem ferir o código de ética da advocacia. A seguir apresento alguns pontos importantes para faze-lo presente na mente dos clientes e parceiros. São os seguintes: 

Participar de eventos culturais e educativos - Eventos específicos da comunidade jurídica. Faz com que conheça pessoas de todas as áreas, que podem, eventualmente, precisar de seus serviços ou indicar possíveis clientes. Quem não é visto não é lembrado.

Faça seu escritório ser visto  - cadastre o seu escritório no Google Meu Negócio. Desta forma o Google apontará no mapa a presença do seu empreendimento em determinado endereço.
Avalie usar o google adwords para destacar o anuncio de seu site no buscador, Trabalhe o SEO (Search Engine Optimization) de seu site, isso para que os algorítimos dos buscadores deem prioridade ao seu site e coloque-o nas primeiras páginas da busca.

Distribuir cartões de visita - Um simples cartão com as informações essenciais para realizar um contato pode fazer toda a diferença. Os problemas jurídicos surgem de repente, tendo seu contato fácil, logo ele entrará em contato.

Atue como correspondente jurídico - Além aumentar a experiência, permite o contato com escritórios e advogados que, muitas vezes, precisam indicar outros profissionais para clientes e conhecidos.

Escreva sobre os temas jurídicos da sua área - Essa prática atrai pessoas interessadas nos assuntos abordados que, ao chegarem na página, têm acesso aos contatos do profissional e podem se tornar futuros clientes.

Presença digital - O marketing digital tem sido uma alternativa muito eficiente e com custos competitivos, principalmente na advocacia.
A produção de conteúdo útil é a base para o marketing digital jurídico, o marketing de conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo com o objetivo de esclarecer dúvidas de parte dos seus problemas, auxiliar no processo de decisão e atrair novos clientes e contribui para a criação de autoridade. Use todas as redes sociais possíveis, algumas são mais indicadas que outras para o advogado, mas é importante estar presente no maior número de locais possíveis como  o linkedin, twitter, facebook, Instagram, blog, site e etc. Além da publicação de temas jurídicos falamos anteriormente sobre participar de eventos, estes podem gerar posts interessantes para publicar em suas redes sociais.

Seguindo as seguintes dicas a seguir será possível aumentar o numero de clientes de seu escritório. Depois de fazer a captação dos clientes é importante mante-los em sua carteira de clientes. Para saber mais sobre este assunto veja o e-book Gestão de clientes na advocacia .



Marcel Bozza
Mentor de design da ÉOS Inovação na Advocacia. É graduado em design gráfico pela PUC-PR, técnico em processos gerenciais. Atuante há 1 anos na área jurídica, implantando estratégias de marketing vinculado ao desenvolvimento materiais impressos e digitais, como identidade visual, site, apresentações, estruturação do planejamento estratégico entre outros. Criador do blog: 

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