Marketing Jurídico Essencial



Todos os negócios, para atingir o seu potencial máximo, precisam do marketing.

Atendendo às diretrizes do código de ética da OAB, é possível montar uma estratégia de marketing digital e trazer resultados concretos.

É possível gerar demanda por justiça sem vender a Justiça como um produto.
Este é o potencial do marketing jurídico para ajudar a população e ao mesmo tempo trazer benefícios profissionais para os escritórios de advocacia.

A internet mudou, definitivamente, as relações entre as pessoas e alterou a forma como as empresas atingem seus consumidores. O modelo tradicional de comunicação, interruptivo, está sendo substituído por outro mais sutil. O consumidor não está disposto a parar o que está fazendo para ver anúncios.


5 PONTOS IMPORTANTES DO INBOUD MARKETING 

O modelo permissivo (inbound marketing), em que a audiência tem controle sobre o conteúdo que consome, vem ganhando espaço.


1. Relacionamento permissivo
As empresas produzem conteúdo relevante sobre seus negócios, e o consumidor, ávido por informações, vai ao encontro dele por meio da internet.
2. Toda a estratégia de comunicação é focada no cliente
O foco da comunicação não está mais sobre você nem sobre seu escritório. O foco é no cliente. As pessoas não querem saber sobre seu escritório mas sim em formas de resolver um problema. Eles querem conteúdos uteis para eles. 

3. Conteúdo como base de troca
A probabilidade de pedir ajuda profissional ao escritório que lhe deu dicas por meio do conteúdo é maior do que a de procurar qualquer outro escritório.
Este conteúdo pode ser e-books, vídeos, artigos e etc. sobre um assunto que o usuário estava procurando para resolver uma questão que lhe aflige.
Você pode pegar o contato dessas pessoas para que elas possam baixar esses conteúdos e assim você possa entrar em contato novamente com eles. 
4. Geração de valor
Ao dar dicas aos clientes você não está dizendo ao cliente como fazer o seu trabalho. Você está apenas dando a ele mais ajuda para que ele entenda melhor a situação em que se encontra e tomar a melhor decisão para continuar em busca de seus direitos. Ao fazer o marketing de conteúdo, você está agregando valor ao seu serviço, se posicionando como uma autoridade no segmento.

5. Relacionamento e autoridade
Use os meios digitais para se fazer presente na vida dos clientes, que também estão na web. Não use o marketing jurídico com foco em "vendas", e sim se tornar autoridade no meio jurídico.


PRICINPAIS VANTAGENS DO MARKETING JURÍDICO
Ser encontrado pelo mercado 
Crie conteúdos relevantes para aumentar a chance de ser encontrado pelos usuários.
Trabalhe o SEO de seu site, isso ranqueará seu site nas primeiras posições dos buscadores (google). Um dos pontos importantes de trabalho de SEO é a criação dos conteúdos relvantes, os algoritimos identificam isso de várias formas, algumas delas são: se seu site é constantemente atualizado, o tempo que o usuário fica na página e etc. Então a criação de conteúdos podem atrair esses usuários para seu site.
Criar autoridade
Ao ser uma autoridade no seu segmento você tem credibilidade não apenas junto aos clientes, mas também entre os colegas de profissão e parceiros.
Um escritório bem conceituado e reconhecido tem mais “poder” para angariar melhores profissionais para trabalhar ao seu lado.


Captar e reter clientes
Captação de clientes de forma ética!

Conteúdo relevante
Conteúdo relevante é todo aquele que possa vir a interessar sua persona.
Sendo assim o conteúdo precisa ser direcionado, não apenas para o jurídico, mas também e principalmente, para as áreas de atuação de seu escritório.

Não abuse do “juridiquês” e seja claro para qualquer visitante compreender.

6 PASSOS PARA PRODUZIR CONTEÚDO

Objetivos claros: Tenha em mente qual o seu alvo. Para não acabar usando recursos de maneira desordenada e sem eficácia.

Linguagem: Seja claro em sua comunicação para que você seja entendido. Nada de “juridiques”.

Relevância: Eduque seu público com ifomações sobre o seu nicho de atuação para que você se torne na mente deste publico autoridade no assunto. Mas o conteúdo não deve parecer que você está querendo “vender” para eles mas sim esclarecer dúvidas e informar sobre o que é de interesse deles.


Frequência: Atualmente uma boa frequencia é de 2 a 3 posts por semana em suas redes sociais para que você não acabe tomando conta da linha de tempo das redes sociais de seu público e acabar tornando-se irritante para ele. Alimente sua estratégia constantemente com conteúdos de diversas formas (infográficos, e-books, vídeos, artigos, etc.)

Tempo: Levará algum tempo para gerar resultados, aumentar sua relevância no SEO dos buscadores e conseguir autoridade, além de ser um trabalho constante de produção de diversos conteúdos.


IDENTIDADE VISUAL
Identidade visual não é Logo somente. É a padronização de todos os materiais graficos.
Este é o trabalho para um Designer, ou seja, o proficional do Design Gráfico. Mas o que é Design?
Design é o processo de comunicar visualmente utilizando imagens e textos para apresentar uma informação.
Tudo tem que ser pensado e produzido para causar boa impressão no cliente. Se você tem um bom material gráfico para apresentar para seu cliente, inconcientemente ele entenderá que seu trabalho também é profissional, de qualidade e que você cuidará bem do trabalho que ele necessita pois você tem o mesmo cuidado com a sua imagem e escritório.

Canais de Comunicação
Verifique cosntantemente se seus canais de comunicação estão sendo eficientes e como melhora-los.

Site
É necessário que seu site seja responsive, adapte-se aos iversos tamanhos de telas e dispositivos.
As pessoas estão cada vez mais acessando a internet pelos dispositivos moveis.
Além de ser extremamente necessário para que seu site ganhe “pontos” nos algoritimos do google para coloca-lo nas primeiras posições.

Coloque informações desnecessárias. O Site tem que ser amigável, usuário tem que ter uma experiência positiva com seu site.
Ao longo da home page, tenha alguns call to actions, gatilhos para fazer o usuário ir para onde você quer que ele vá. Normalmente são botões que apontam para inscrição em newsletter, formulários de contato ou até download de materiais ricos, se estiver usando uma estratégia de Inbound Marketing.


REDES SOCIAIS
Ótima forma de disseminar seu conteúdo.
Entenda qual a melhor rede social para um escitório de advocacia.

Facebook
Facebook tem um grande publico no Brasil, el epode aumentar concideravelmente o número de acessos ao seu site.
Pode também usar a câmera de seu É possivel usar a camera de seu cellular e criar vídeo de maneira rápida e fácil. Com o recurso das lives, você vai conseguir interagir em tempo real com os espectadores, potenciais clientes.
Instagram
É uma rede com apelo mais visual e não é muito indicada para escritórios de advocacia, mas através do stories, pode mostrar um pouco do dia a dia do escritório, sempre estando atento para não divulgar nenhuma informação dos clientes.
LinkedIn
Recomendadíssima para advogado, ainda mais se a intenção for ter prospects B2B – empresas como clientes. Outra grande vantagem de trabalhar o LinkedIn é a possibilidade de se relacionar com outros advogados e criar também autoridade nesse canal.

YouTube
Conteúdo em vídeo traz mais resultados pois as pessoas preferem imagens do que texto.
Você podetransformar seus artigo em video e assim alcançar outro público que prefere esse tipo de midia.
WhatsApp
Crie grupos segmentados para discutir, dar dicas sobre assunto do setor em que atua.

Concluindo, o foco sempre deverá ser a disseminação de conteúdo de alto nível, utilizando as melhores ferramentas à disposição do advogado, para que possa desenvolver sua reputação e consolidar sua Marca Jurídica entregando informações que sejam relevantes ao mercado em que atua.
  
Marcel Bozza
“Ajudo escritórios de advocacia a agregarem valor a sua marca e gerar mais resultados”.
Mentor de design. É graduado em design gráfico pela PUC-PR, técnico em processos gerenciais. Atuante há 14 anos na área, implantando estratégias de marketing vinculado ao desenvolvimento materiais impressos e digitais, como identidade visual, site, apresentações entre outros.
Criador do blog: Design na Advocacia



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