Marketing Jurídico Essencial
Todos
os negócios, para atingir o seu potencial máximo, precisam do marketing.
Atendendo
às diretrizes do código de ética da OAB, é possível montar uma estratégia de marketing
digital e trazer resultados concretos.
É possível gerar demanda por justiça sem vender a Justiça
como um produto.
Este
é o potencial do marketing jurídico para ajudar
a população e ao mesmo tempo trazer benefícios profissionais para os
escritórios de advocacia.
A
internet mudou, definitivamente, as relações entre as pessoas e alterou a forma
como as empresas atingem seus consumidores. O modelo tradicional de
comunicação, interruptivo, está sendo
substituído por outro mais sutil. O consumidor não está disposto a parar o que
está fazendo para ver anúncios.
O
modelo permissivo (inbound marketing), em que a audiência tem
controle sobre o conteúdo que consome, vem ganhando espaço.
1. Relacionamento
permissivo
As empresas produzem conteúdo relevante sobre seus negócios,
e o consumidor, ávido por informações, vai ao encontro dele por meio da
internet.
2. Toda a estratégia
de comunicação é focada no cliente
O
foco da comunicação não está mais sobre você nem sobre seu escritório. O foco é no cliente. As pessoas não querem saber sobre
seu escritório mas sim em formas de resolver um problema. Eles querem conteúdos uteis para eles.
3. Conteúdo como base
de troca
A probabilidade de pedir ajuda profissional ao escritório
que lhe deu dicas por meio do conteúdo é maior do que a de procurar qualquer
outro escritório.
Este conteúdo pode ser e-books, vídeos, artigos e etc. sobre
um assunto que o usuário estava procurando para resolver uma questão que lhe
aflige.
Você pode pegar o
contato dessas pessoas para que elas possam baixar esses conteúdos e assim você
possa entrar em contato novamente com eles.
4. Geração de valor
Ao
dar dicas aos clientes você não está dizendo ao cliente como fazer o seu trabalho.
Você está apenas dando a ele mais ajuda para que ele entenda
melhor a situação em que se encontra e tomar a melhor decisão
para continuar em busca de seus direitos. Ao fazer o marketing de conteúdo,
você está agregando valor ao seu serviço, se posicionando como uma autoridade no segmento.
5. Relacionamento e
autoridade
Use os meios digitais para se fazer presente na vida dos
clientes, que também estão na web. Não use o marketing jurídico com foco em "vendas", e sim se tornar autoridade no meio jurídico.
PRICINPAIS VANTAGENS DO MARKETING JURÍDICO
Ser encontrado pelo
mercado
Crie conteúdos relevantes para aumentar a chance de ser
encontrado pelos usuários.
Trabalhe o SEO de seu site, isso ranqueará seu site nas
primeiras posições dos buscadores (google). Um dos pontos importantes de
trabalho de SEO é a criação dos conteúdos relvantes, os algoritimos identificam
isso de várias formas, algumas delas são: se seu site é constantemente
atualizado, o tempo que o usuário fica na página e etc. Então a criação de
conteúdos podem atrair esses usuários para seu site.
Criar autoridade
Ao
ser uma autoridade no seu segmento você tem credibilidade não
apenas junto aos clientes, mas também entre os colegas de profissão e parceiros.
Um
escritório bem conceituado e reconhecido tem mais “poder” para angariar
melhores profissionais para trabalhar ao seu lado.
Captar e reter
clientes
Conteúdo relevante
Conteúdo
relevante é todo aquele que possa vir a interessar sua persona.
Sendo
assim o conteúdo precisa ser direcionado, não apenas para o
jurídico, mas também e principalmente, para as áreas de atuação de seu
escritório.
Não abuse do “juridiquês” e seja claro para qualquer
visitante compreender.
6 PASSOS PARA PRODUZIR CONTEÚDO
Objetivos
claros: Tenha em mente qual o seu alvo. Para
não acabar usando recursos de maneira desordenada e sem eficácia.
Linguagem: Seja
claro em sua comunicação para que você seja entendido. Nada de “juridiques”.
Relevância: Eduque
seu público com ifomações sobre o seu nicho de atuação para que você se torne
na mente deste publico autoridade no assunto. Mas o conteúdo não deve parecer
que você está querendo “vender” para eles mas sim esclarecer dúvidas e informar
sobre o que é de interesse deles.
Frequência: Atualmente
uma boa frequencia é de 2 a 3 posts por semana em suas redes sociais para que
você não acabe tomando conta da linha de tempo das redes sociais de seu público
e acabar tornando-se irritante para ele. Alimente sua estratégia constantemente
com conteúdos de diversas formas (infográficos,
e-books, vídeos, artigos, etc.)
Tempo: Levará
algum tempo para gerar resultados, aumentar sua relevância no SEO dos
buscadores e conseguir autoridade, além de ser um trabalho constante de
produção de diversos conteúdos.
IDENTIDADE VISUAL
Identidade visual não é Logo somente. É a padronização de
todos os materiais graficos.
Este é o trabalho para um Designer, ou seja, o proficional
do Design Gráfico. Mas o que é Design?
Design é o processo de comunicar visualmente utilizando
imagens e textos para apresentar uma informação.
Tudo tem que ser pensado e produzido para causar boa
impressão no cliente. Se você tem um bom material gráfico para apresentar para
seu cliente, inconcientemente ele entenderá que seu trabalho também é
profissional, de qualidade e que você cuidará bem do trabalho que ele necessita
pois você tem o mesmo cuidado com a sua imagem e escritório.
Canais de Comunicação
Verifique cosntantemente se seus canais de comunicação estão
sendo eficientes e como melhora-los.
Site
É necessário que seu site seja
responsive, adapte-se aos iversos tamanhos de telas e dispositivos.
As pessoas estão cada vez mais
acessando a internet pelos dispositivos moveis.
Além de ser extremamente necessário
para que seu site ganhe “pontos” nos algoritimos do google para coloca-lo nas
primeiras posições.
Coloque
informações desnecessárias. O Site tem que ser amigável, usuário tem que ter
uma experiência positiva com seu site.
Ao
longo da home page, tenha alguns call to
actions, gatilhos para fazer o usuário ir para onde você quer que
ele vá. Normalmente são botões que apontam para inscrição em newsletter,
formulários de contato ou até download de materiais ricos, se estiver usando
uma estratégia de Inbound Marketing.
REDES SOCIAIS
Ótima
forma de disseminar seu conteúdo.
Entenda
qual a melhor rede social para um escitório de advocacia.
Facebook
Facebook tem um grande publico no Brasil, el epode aumentar
concideravelmente o número de acessos ao seu site.
Pode também usar a câmera de seu É possivel usar a camera de
seu cellular e criar vídeo de maneira rápida e fácil. Com o recurso das lives,
você vai conseguir interagir em tempo real com os espectadores, potenciais
clientes.
Instagram
É uma rede com apelo mais visual e não é muito indicada para
escritórios de advocacia, mas através do stories, pode mostrar um pouco do dia
a dia do escritório, sempre estando atento para não divulgar nenhuma informação
dos clientes.
LinkedIn
Recomendadíssima
para advogado, ainda mais se a intenção for ter prospects B2B
– empresas como clientes. Outra grande vantagem de trabalhar o LinkedIn é a
possibilidade de se relacionar com outros advogados e criar também autoridade
nesse canal.
YouTube
Conteúdo em vídeo traz mais resultados pois as pessoas
preferem imagens do que texto.
Você podetransformar seus artigo em video e assim alcançar
outro público que prefere esse tipo de midia.
WhatsApp
Crie grupos segmentados para discutir, dar dicas sobre
assunto do setor em que atua.
Concluindo,
o foco sempre deverá ser a disseminação de conteúdo de alto nível, utilizando
as melhores ferramentas à disposição do advogado, para que possa desenvolver
sua reputação e consolidar sua Marca Jurídica entregando informações que sejam
relevantes ao mercado em que atua.
Marcel
Bozza
“Ajudo escritórios de
advocacia a agregarem valor a sua marca e gerar mais resultados”.
Mentor de design. É graduado em design gráfico pela PUC-PR,
técnico em processos gerenciais. Atuante há 14 anos na área, implantando
estratégias de marketing vinculado ao desenvolvimento materiais impressos e
digitais, como identidade visual, site, apresentações entre outros.
Criador do
blog: Design na Advocacia
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