Criando e gerenciando uma marca Pessoal
Cada email que você envia ajuda a fortalecer os valores de sua marca pessoal e seu valor como profissional, muitas vezes a melhor forma de gerenciar esses valores é através de uma assinatura visual própria e pessoal.
Cada vez é mais comum encontrar profissionais freelancers, principalmente no Design, e com toda essa demanda de profissionais, fica evidente a necessidade de estabelecer “valores de marca” sobre si mesmo, ou seja, criar e gerenciar uma marca pessoal para estabelecer valores perante seus clientes.
Com a facilidade de acesso a informações, redes sociais, etc. todos estamos conectados 24 horas por dia, 7 dias por semana. Toda essa facilidade de conexão tem um lado bom e um lado ruim. Por um lado temos uma grande facilidade em estabelecer contatos com clientes e outros profissionais, trocar informações nunca foi tão simples. No entanto, isso também dificulta na hora de se destacar entre os demais profissionais.
O que considerar na hora de criar
Criar uma identidade visual é uma tarefa sofrida, que exige muito trabalho e nem sempre alcançamos o resultado imaginado no início do projeto. Quando se trata de um logotipo pessoal a tendencia é que o trabalho se torne ainda mais difícil, uma vez que podemos nos prender as primeiras ideias (que muitas vezes não são as melhores), fora o fato de que esperamos sempre um trabalho magnífico, e isso nunca é simples de se fazer.
Segundo o livro “Design de Identidade da Marca”, a identidade visual pessoal deve responder, essencialmente, 4 perguntas:
- Quem é você?
- Quem precisa saber?
- Como eles vão descobrir?
- Por que devem se importar?
Construir e gerir uma marca é criar e solidificar sua reputação não apenas como profissional, mas também como pessoa pública. É importante lembrar que como profissional você terá inúmeros pontos de contato, e sua identidade deve se comunicar de forma eficiente com o maior número possível deles. Alguns pontos de contato comuns são:
- amigos;
- família;
- colegas;
- empregador;
- comunidade online;
- associações profissionais;
- concorrentes profissionais;
- público geral;
- governo;
- associações sociais;
- prestadores de serviços;
- vizinhança;
- conhecidos.
Para criar uma identidade que se comunique com todos estes pontos de contato (ou a maioria deles) é preciso muito trabalho e um tempo razoável de maturação de ideias. Uma metodologia de criação também ajuda bastante, mas acima de tudo é importante se ver como cliente e não fazer aquilo que você gosta, mas sim seguir a linguagem adequada ao seu público.
Por Robson godoy
Design.blog
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