ARTIGO - A Importância do Design e a nova Comunicação na Advocacia
Resenha
O
Design não é mais um diferencial para os escritórios, mas sim uma necessidade!
Isto abre uma nova etapa para a comunicação entre bancas e clientes.
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Vivemos
em um mundo acelerado, hiperconectado, visual e ágil. Mais do que nunca, as
pessoas se comunicam de forma extensiva, seja através de seus celulares, da
leitura de revistas especializadas, da busca de informações a todo momento. Mas
como ganhar expressão em meio a esta realidade? Como os escritórios de
advocacia podem se comunicar mais e melhor com seu público de interesse?
Um
dos pontos centrais é o fato de que o Design ganhou força. Imagens e signos
fazem parte de uma linguagem visual de alto impacto. O ser humano em sua
essência é um ser Visual. Mas o que muitos desconsideram é que nossos olhos
estão cansados devido ao bombardeio a todo o momento de cartazes, de anúncios,
de mensagens via televisão, internet, publicidade invasiva em elevadores,
aeroportos, taxis.
O
que podemos dizer é que o excesso de má comunicação pode ser uma grande
oportunidade para uma comunicação inteligente e com alta dose de design.
O que fazer para se diferenciar e chamar a
atenção das pessoas? Usar o
visual a favor de uma um trabalho consistente de comunicação, usando as
ferramentas certas e o conteúdo correto.
Como
o mundo é muito mais visual, as pessoas tendem a entendê-lo dessa forma. E
aliando visual a conteúdo, temos uma comunicação eficiente.
Um
simples “cartão de visitas” pode dizer
muito sobre seu escritório. Na maioria das vezes é o primeiro contato
visual do seu cliente com sua marca jurídica.
As
informações devem ser legíveis e devem estar organizadas de forma criativa,
diferenciada e de impacto. Um cartão ruim passará a impressão de desorganização
e pior, de despreparo. Um acabamento mal feito mostra que não ouve o cuidado a
preocupação com os detalhes, ou melhor, não houve preocupação com o cliente.
Imagem: Marcel Bozza
Todas
essas percepções que um cartão ruim gerou são reais, apesar de serem quase que
inconscientes! Mas o link é imediato, “como
posso entregar meu processo a esse advogado se ele não é cuidadoso e
detalhista?”.
Outro
momento crucial é o da apresentação de uma Proposta de Trabalho a um cliente
empresarial ou uma explanação a um cliente pessoa física.
Todas
aquelas regras que costumamos valorizar quando estamos adquirindo um serviço
devem ser seguidas. Ambiente planejado, pessoas treinadas, compreensão sobre o
que se fala, alto nível de conhecimento.
Pensamos
que tudo isso pode cair por terra se o material apresentado não estiver no
mesmo patamar. Extensas e cansativas apresentações de slides. Propostas por
escrito com uma linguagem difícil, com texto mal diagramado, em um formato
incorreto ou em um papel de má qualidade.
O
escritório deve ter uma estrutura que propicie que propostas sejam montadas com
cuidado, com criatividade, usando das ferramentas de comunicação existentes.
Uma
vez ao conversar com um cliente, ele nos relatou o quanto foi trabalhoso
conseguir uma reunião com uma gestora em uma grande empresa de telefonia. Foram
cerca de 3 meses de trabalho, ligações, envio de material por email.
No
dia da reunião uma excelente apresentação de poucos slides foi mostrada, no
centro de cada um desses slides estava a marca da empresa de telefonia. O
cliente foi encantado, a mensagem de que o escritório trabalharia com foco em
resultados para a empresa tinha sido passada. Isso é impacto!
Não
é você quem diz como seu escritório é, mas sim seu cliente!
O
Design aplicado a Advocacia veio para ajudar a direcionar seus clientes a
entenderem sua comunicação e interpretá-la positivamente.
Design e Identidade Visual não é só uma logo, a identidade visual é construída em todos
os pequenos detalhes, da logo e toda a papelaria, site, apresentações a
clientes, fachada.
Procure
avaliar bem seus fornecedores de comunicação e marketing. Este é um trabalho
essencial a construção de sua imagem frente a futuros clientes.
Assim como você não pediria a um pintor para fazer o trabalho
de um pedreiro em seu escritório, não peça a um
profissional despreparado para cuidar dos seus materiais gráficos e visuais.
Faça o possível para contratar uma equipe
que conta com um designer, para desenvolver sua identidade visual e ajuda-lo a
se destacar no meio de tantos escritórios que estão saturando o mercado a cada
dia, muitas vezes sem estar adequado ao código de ética e ao Provimento
94/2000.
Existem alguns poucos escritórios
resistentes ao design, mas isso esta mudando. A zona de conforto e práticas
antigas estão acabando.
Rapidamente a percepção de que a advocacia
requer qualidade na comunicação e a importância de se trabalhar com profissionais
em comunicação visual cresce.
Quem percebe isso mais rapidamente sai na
frente. Novos tempos exigem novas ferramentas.
Marcel Bozza
Consultor
de Imagem Jurídica, Designer gráfico formado pela Pontifícia Universidade
Católica do Paraná (PUC), criador e ilustrador das tirinhas "Os
Legais" da Selem, Bertozzi Consultoria.
Gabriela Fornells
Administradora,
Professora e Consultora, especializada em Marketing e Gestão Estratégica de
sociedades de advogados. Pós Graduada em Administração Estratégica da Produção
pela UTFPR.
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