Criando Autoridade Jurídica com o Marketing Digital



Eleve sua reputação jurídica no ambiente digital produzindo conteúdo.

Ser referência na advocacia é possível com Marketing Digital e fazer com que seu escritório atraia cada vez mais Leads Qualificados ( pessoas e empresas interessadas em seu serviço jurídico e que serão alimentados com seus conteúdos). É possível conseguir este objetivo principalmente através da produção de conteúdo.

São estes Leads que farão parte da sua base de relacionamento e serão nutridos com informações ao ponto de se tornarem oportunidades e clientes.

Ao ser uma autoridade no seu segmento você tem credibilidade não apenas junto aos clientes, mas também entre os colegas de profissão e parceiros.
Um escritório bem conceituado e reconhecido tem mais “poder” para angariar melhores profissionais para trabalhar ao seu lado. Também aumentando seu valor e consequentemente podendo cobrar mais pelo serviço.

Dependendo do nível do seu escritório, seus objetivos podem ser: Iniciar a produção de conteúdo para sua persona, ou caso já tenha uma frequência de publicação, otimizar a forma como esse conteúdo é distribuído e utilizado ao longo do funil de vendas.

Tendo em mente o objetivo bem definido é hora de iniciar as ações para caminhar em direção ao resultado esperado. São elas:

1. Criar Blog

A produção de conteúdo é uma forma bastante eficaz de se posicionar como referência em determinado assunto e o blog é a principal ferramenta utilizada para publicar esses conteúdos e ser encontrado por seu público-alvo.

2. Definir Personas

Saber para quem você está escrevendo é essencial para atrair o público correto ao seu blog. A definição de personas ajuda a traçar o perfil desse público.

Algumas questões a serem estudadas para definição de personas:

- Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela contratação do serviço jurídico).
- Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
-  Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoalmente quanto profissionalmente)?
- Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
- Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
- Quem influencia suas decisões?

3. Mapear jornada de contratação

A jornada de compra consiste em mapear os problemas resolvidos pelas soluções que seu escritório oferece e entender quais são os passos que sua persona dá até a contratação de seu serviço jurídico. Veja o exemplo em meu novo INFOGRÁFICO exclusivo sobre Jornada de contratação do cliente jurídico.

4. Pesquisa de palavra chave

Uma pesquisa de palavras-chave irá ajudar você a encontrar quais são os melhores termos a serem usados nos conteúdos que produzir. 
Não se esqueça de considerar na pesquisa as principais palavras-chave relacionadas aos problemas e soluções levantados na definição da jornada de contratação do serviço jurídico. Use-as sempre que possível em seu texto. 

5. Definir Frequência de Postagem

Para gerar mais resultados com o blog, é necessário que conteúdos novos sejam postados frequentemente. Duas ou três postagens por semana está de boa medida, menos que isso pode parecer que os canais em que pública seus conteúdos estão abandonados, mais que três postagens podem incomodar o usuário, parecendo um pouco invasivo fazendo com que suas postagens tomem conta da time-line do facebook dele por exemplo.

6. Definir responsáveis

Antes de começar a publicar conteúdo, defina um editor para os canais.

Essa pessoa será responsável por garantir, principalmente, que as postagens saiam no prazo e estejam com uma linguagem de acordo com a definida pelo escritório. Quando não há um responsável normalmente a produção de conteúdo é prejudicada. Pois sempre há aquele pensamento “pensei que você iria fazer, por isso não fiz”.

7. Otimização do Site

Quando falamos em SEO (Search Engine Optimization), há uma grande variedade de coisas que devem ser feitas, tanto no seu site, quanto fora dele.

Antes de tudo, é necessário "arrumar a casa", garantindo que os principais elementos do seu site, estejam em ordem. Você não vai querer depois de tanto empenho em trazer um lead para seu site, deixar que ele vá embora e não queira voltar.

O trabalho de SEO leva tempo e necessita de trabalho continuo.

8. Fazer um calendário de postagem

Fazer um calendário de postagem, para todos os canais, irá permitir que você tenha uma visão geral da produção de conteúdo. Também irá ajudar a equipe de marketing do seu escritório a não perder os prazos de entrega dos posts.

9. Criar conta nas principais redes sociais

As redes sociais são ótimos canais para atração de visitantes para seu site ou blog.

Compartilhar conteúdo útil e de qualidade nessas redes fará com que haja engajamento por parte dos seus seguidores e seu conteúdo irá alcançar cada vez mais pessoas. As redes sociais fazem com que sua mensagem seja vista mais facilmente pelos seus seguidores, desta forma sempre mantendo contato com sua marca. 

*Criar Anúncio no Facebook
Quando postar em sua página no Facebook, avalie impulsionar a postagem para sua base após 24 horas. Estudos recentes mostram que apenas 3% dos seus fãs e seguidores vêem suas postagens de forma orgânica, ou seja, sem investimentos. 

**Anunciar no Google Adwords
Diferente do Facebook Ads, no Google AdWords você alcança Leads que estão ativamente procurando por uma solução, aumentando as chances de ser encontrado por Leads que estão mais próximos do momento de contratar.


Feito o planejamento, agora é hora de começar com a produção de conteúdo!

10. Produzir de conteúdos relevantes e que tragam resultados

É importante estar sempre atento as métricas de resultados para otimizar a geração de leads e identificar quais assuntos estão sendo de maior interesse ao seu público.

11. Ganhar escala na produção de conteúdo

Sabemos que no dia a dia do escritório fica difícil um advogado pensar em dedicar menos tempo a produção efetiva para seu cliente e disponibilizar um tempo para produzir conteúdo pois o primeiro gera resultado imediato, o outro a medio e longo prazo.

* Você pode transformar um conteúdo em diversos outros. Por exemplo se você escreveu um artigo, você poderá criar um video com o mesmo assunto e ter mais alcance e atingir um público que prefere consumir o conteúdo em outro tipo de mídia. 

Deste modo você ganhará maior escala e produtividade na produção de conteúdo, ou seja, entregar mais e gerar mais resultados sem necessariamente aumentar o esforço de forma proporcional.

** Existem ferramentas que fazem o gerenciamento e agendamento de postagem automática em varias redes sociais simultaneamente como o Hootsuite. 

12. Link Building

Para tornar mais fácil o trabalho de estar nas primeiras posições do Google, é necessário que seu site tenha uma boa autoridade.

O que é Link Building?  São tecnicas para conseguir que sites com boa autoridade e relacionados ao seu “mercado jurídico” façam links para o seu.
Fazer um Guest Post
O guest post é uma publicação em algum blog que tenha relação com o mercado em que você atua ou que seja bem acessado por pessoas que se encaixam em sua persona.



Marcel Bozza
Auxilio escritórios de Advocacia a gerarem melhores resultados com o Design e Marketing Jurídico.
Com 10 anos de experiência em Marketing/Design de escritórios de advocacia
tendo minha formação em Design Gráfico também desenvolvo materiais gráficos necessários nas ações de marketing desta forma prevendo a estrutura visual de todo projeto, otimizando tempo e investimentos necessários.




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